O Conjunto Xavier Maia ganhou uma série de melhorias no sistema de mobilidade urbana nesta semana, com a implantação de uma mini rotatória no cruzamento da Avenida Brasil com a Avenida dos Ipês e a ampliação da ciclovia local. A iniciativa, coordenada pela RBTRANS (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), faz parte dos esforços da Prefeitura para garantir mais fluidez e segurança a condutores, pedestres e ciclistas na capital acreana.
Além da nova infraestrutura de circulação, a região passou por revitalização da porção já existente da ciclovia, recuperação dos eixos de pista, restauração de faixas de pedestres e ajustes nas lombadas. Localizada ao lado do Instituto Federal do Acre (IFAC) – um ponto com grande movimento de veículos, pessoas e bicicletas – a mini rotatória tem como principal objetivo reduzir conflitos no trânsito da área.
A intervenção faz parte do Programa de Readequação da Malha Viária (REVI), que busca implementar soluções práticas para melhorar a trafegabilidade em pontos classificados como “zonas de conflito”, ou seja, áreas com maior risco de acidentes.
Rio Branco, que já conta com uma das maiores malhas cicloviárias do Brasil em termos proporcionais, consolida seu exemplo em mobilidade urbana com a nova etapa: a ciclovia da via principal do Conjunto Xavier Maia agora se estende pela Avenida dos Ipês.
A equipe de engenharia da RBTRANS concluiu todos os trabalhos de sinalização – horizontal e vertical – para assegurar a segurança de todos os usuários do trânsito na região.







