Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

MP investiga contrato da Zona Azul em Rio Branco por suspeita de irregularidades

Publicado em

Imagem que consta na denúncia do parlamentar – Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) abriu investigação sobre o contrato entre a RBTrans e a Rizzo Parking and Mobility/SA, responsável pela Zona Azul em Rio Branco. A investigação visa apurar possíveis irregularidades e prejuízos ao erário na execução do contrato nº 004/2022.

A investigação foi iniciada após uma denúncia do vereador Eber Machado (MDB), que apontou falhas na execução do contrato e possíveis danos financeiros ao município. O contrato previa a implantação da Zona Azul em três fases (Centro, Bosque e Estação Experimental), mas apenas a primeira fase foi parcialmente executada, mesmo após dois anos da assinatura do contrato.

Continua depois da publicidade

A RBTrans constatou a execução incompleta em parecer técnico de outubro de 2024, que também apontou a ausência de sensores de massa metálica, essenciais para o monitoramento em tempo real das vagas. A empresa substituiu os sensores por sensores virtuais, o que prejudica o controle das vagas e a fiscalização, impossibilitando a identificação de vagas ocupadas irregularmente.

Há também descumprimento da obrigação contratual referente à instalação e manutenção da sinalização horizontal e vertical, com placas ilegíveis, desgastadas ou mal instaladas. A RBTrans não enviou a documentação contratual solicitada pelo MPAC, dificultando a análise preliminar do caso. O MPAC determinou a continuidade das diligências para verificar se houve enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário ou atos de improbidade administrativa, apurando também possível omissão da RBTrans.

Continua depois da publicidade

A promotora de Justiça Laura Cristina de Almeida Miranda é responsável pela investigação e acompanhará as próximas etapas da apuração.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement