RIO BRANCO
Onda de frio promete temperaturas abaixo de 9 °C no Acre
Preparem-se, pois uma intensa onda de frio está a caminho! O pesquisador Davi Friale, em sua conta no Instagram, alertou que o Acre enfrentará a mais forte e abrangente queda de temperatura do ano neste final de semana. As previsões indicam que várias noites poderão ter sensação térmica inferior a 9 °C, devido aos ventos intensos que acompanharão essa frente fria.
As cidades mais afetadas incluem Rio Branco, Brasiléia, Sena Madureira e áreas adjacentes. Friale destacou que o frio não se limitará apenas ao Acre, mas também atingirá partes de Rondônia, Mato Grosso e extensas regiões do Amazonas e Goiás.
Além das baixas temperaturas previstas, o pesquisador fez um apelo para a campanha do agasalho, que visa arrecadar roupas quentes e cobertores para ajudar os moradores em situação de rua durante essa onda de frio.
Na última segunda-feira (5), Friale já havia antecipado a chegada dessa nova onda fria. De acordo com as previsões do site O Tempo Aqui, a semana deve começar com chuvas e calor predominantes. No entanto, a partir da sexta-feira (9), a sétima friagem significativa do ano se instalará no estado.
“Uma forte e duradoura massa de ar polar chegará ao Acre, provocando uma queda acentuada nas temperaturas e trazendo mais uma onda de frio – a sétima do ano – para a Amazônia Ocidental”, comentou Friale.
O pesquisador também ressaltou que há grandes chances de serem registradas as temperaturas mais baixas de 2024. Em Rio Branco, Brasiléia e cidades vizinhas, as mínimas devem variar entre 10 °C e 13 °C. Até agora, a menor temperatura registrada em Rio Branco foi de 12,8 °C.