RIO BRANCO
Pais denunciam que recomendações de MP de suspender as aulas com mais de uma pessoa infectada não está sendo cumprido por escola
Os pais dos alunos da estadual Georgete Eluan Kalume entraram em contato com a redação do Na Hora da Notícia relatando que a gestão escolar não está cumprindo com a recomendação dada na Medida Provisória de nº 934, de 1 de abril de 2020, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública.
Uma das recomendações no documento é que “em caso de contaminação na escola, apresentando contágio de mais de um aluno e/ou professores e demais funcionários, a gestão deverá suspender as atividades escolares, por um prazo máximo de 10 (dez) dias e tomar as medidas de sanitárias necessárias, bem como, comunicar aos órgãos de saúde, vigilância sanitária e gestão da SEE/SEME”.
No entanto os pais alegam que vários funcionários estão testando positivo para Covid e as aulas não estão sendo suspensas.
Segundo a Secretara de Estado de Educação, Esporte e Cultura, a orientação para as escolas estaduais é que “permaneçam seguindo o protocolo das medidas estabelecidas pelos órgãos de saúde para os casos da Covid que forem sendo confirmados, suspendendo gradualmente por sala, por turno, fazendo o monitoramento etc. Existe uma sequência a ser seguida e as escolas têm essas orientações. A partir daí, qualquer necessidade de suspensão de mais turmas ou mesmo de um turno inteiro ou a escola, a escola mesmo tem a autonomia pra avaliar e decidir a melhor estratégia, inclusive solicitar a desinfecção”.
A reportagem entrou em contato com a gestão escolar que informou que está seguindo as orientações da SEE e que caso o professor teste positivo para Covid-19 é pra suspender as aulas daquela turma. No entanto, a própria gestão informou ter mais de um professor infectado, inclusive, pessoas que fazem parte da gestão estão de atestado. Porém a gestão informou que os casos não são constante e são em turnos distintos e que, no início, suspenderam as aulas para higienização e tomaram medidas conforme orientações da saúde. Além de ressaltar que jamais colocariam a vida das crianças e dos funcionários em risco e que todos estão tendo cuidados conforme as orientações.