Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

RIO BRANCO

Prefeitura de Rio Branco avalia criar barragem no rio para captação de água durante seca

Publicado em

A cidade de Rio Branco enfrenta um desafio sem precedentes devido à severa estiagem que assola a região e afeta diretamente o abastecimento de água da população. Diante do baixo nível do Rio Acre, atualmente em 1,78 metros, próximo à marca histórica dos últimos 52 anos, autoridades locais e órgãos de controle unem esforços para mitigar os impactos dessa crise.

O diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, ressaltou a urgência de um plano de contingência eficaz para lidar com a seca, propondo medidas como a criação de uma barragem, canalização e aprofundamento no ponto do flutuante do Rio Acre, a fim de viabilizar a captação de 1.600 litros por segundo.

A prefeitura destaca a importância da adoção de medidas cautelosas e da cooperação entre os diversos órgãos envolvidos para enfrentar os desafios impostos pela escassez hídrica no Rio Acre. Na reunião realizada para discutir o assunto, estiveram presentes a Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal (Comdec), Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) e o Ministério Público do Acre (MP-AC).

Continua depois da publicidade

A busca por soluções sustentáveis e eficazes se mostra fundamental diante dessa crise hídrica, reforçando a necessidade de uma atuação conjunta e coordenada para garantir o acesso à água e preservar o bem-estar da população rio-branquense.

Propaganda
Advertisement