RIO BRANCO
Resultados suspeitos de monkeypox apontam negativo para o vírus e estado segue apenas com um caso sob investigação

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Centro de Intervenções Estratégicas, informou nesta quarta-feira, 19, que recebeu três resultados dos quatros casos suspeitos que estavam sob investigação.
Segundo o órgão, os três resultados apontaram não reagente para monkeypox. Além disso, das 29 notificações, apenas um caso foi confirmado, e já pegou alta médica, 26 foram descartados, um deu perda de seguimento e um caso suspeito está sendo investigado.
O órgão explica que perda de seguimento é o caso que não tenha registro de vínculo epidemiológico; aquele em que paciente não realizou a coleta de exame laboratorial ou fez, mas a amostra foi inviável; que teve resultado inconclusivo; ou ainda aquele que não teve oportunidade de nova coleta de amostra laboratorial 30 dias após o início da apresentação dos sintomas.
Vale ressaltar que as recomendações são que ao primeiro sinal suspeito da doença (erupções cutâneas, lesões em mucosas, febre, dor de cabeça, inchaço dos linfonodos -ínguas-, dores nas costas, dores musculares e fadiga), a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação com um profissional médico.
De acordo o Painel de Monitoramento da doença, em todo o país, sete óbitos foram registrados pela doença.
