Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Semsa alerta para cuidados com a saúde após enxurrada em Rio Branco: Leptospirose é o principal risco

Publicado em

Após a forte enxurrada que atingiu Rio Branco e afetou cerca de 17 bairros da capital, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) emitiu um alerta à população sobre os riscos de doenças, principalmente a leptospirose. A coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Socorro Martins, destaca a importância de medidas preventivas para evitar a contaminação pela bactéria Leptospira, transmitida pela urina de animais infectados, principalmente ratos.

O contato com água ou lama contaminada durante a enchente, especialmente ao retornar para casa e realizar a limpeza, aumenta o risco de infecção. A Semsa recomenda o uso de equipamentos de proteção, como luvas e botas, durante a limpeza, além da desinfecção adequada dos ambientes.

A leptospirose pode apresentar sintomas como febre alta, dores musculares e icterícia. Em casos de suspeita, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente.

Continua depois da publicidade

Nota Técnica do CIEVS destaca os perigos da leptospirose:

A nota técnica do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) detalha os riscos da leptospirose após eventos como enchentes e alagamentos. A doença, transmitida pelo contato com a urina de animais infectados, pode se manifestar de forma assintomática ou com sintomas graves, como insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas, com altas taxas de letalidade.

Medidas preventivas para evitar a leptospirose:

* Evite o contato direto com a água das enchentes e enxurradas;

* Proteja ferimentos, não ande descalço e use luvas e botas (ou sacos plásticos);

* Beba apenas água potável e consuma alimentos seguros, bem cozidos e que não tiveram contato com água/lama da enchente;

Continua depois da publicidade

* Limpe a lama com cuidado, usando luvas e botas de borracha, e desinfete o local com uma solução de hipoclorito de sódio a 2,5%;

* Pessoas que trabalham no resgate de desabrigados ou na limpeza de lama devem usar botas e luvas de borracha.

A Semsa reforça a importância de seguir as medidas preventivas para evitar a contaminação por leptospirose e outras doenças que podem surgir após a enchente. A saúde da população é prioridade, e a colaboração de todos é fundamental para minimizar os riscos e garantir uma recuperação segura após a tragédia.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress