Search
Close this search box.
RIO BRANCO

RIO BRANCO

Vencimento de doses de vacina deixa Unidades de Saúde de Rio Branco sem estoque

Publicado em

A Prefeitura Municipal de Rio Branco enfrenta um problema de estoque de vacinas contra a gripe, uma vez que mais de 3,8 mil doses enviadas pelo Governo Federal venceram no último dia 30 de março. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estão sem doses disponíveis para a população.

Segundo Socorro Martins, gerente da Vigilância Epidemiológica Municipal, as doses que não foram utilizadas se referem apenas às de armazenamento, e que sobras nas unidades foram mínimas, pois as doses eram enviadas de acordo com a demanda. No entanto, o fato de não haver doses disponíveis nas UBS durante o inverno amazônico, período de maior circulação viral e transmissão da gripe, pode gerar transtornos e desconfortos para aqueles que buscam tratamento.

A vacinação contra a gripe é importante para reduzir a incidência de casos que podem ser agravados, evitando a sobrecarga nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e proporcionando um tratamento mais eficaz. Os sintomas da gripe incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão nasal, coriza, dores de cabeça e fadiga. A infecção viral da gripe pode afetar os pulmões, o nariz e a garganta.

Continua depois da publicidade

Infelizmente, a previsão é de que novas doses da vacina sejam enviadas para o município apenas daqui a cinco meses, em setembro deste ano. É importante que a população esteja atenta às orientações das autoridades de saúde e adote medidas preventivas para evitar a propagação da gripe, como a higienização das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social.

Propaganda
Advertisement