TECNOLOGIA
Celulares Samsung terão conexão via satélite em lugares sem internet
Boa parte da população mundial está sempre conectada, o que possibilita que pessoas dialoguem, comprem objetos e conheçam vários lugares sem colocar os pés fora de casa. A conectividade se tornou importante para a vida profissional e pessoal. Algo que torna isso possível é o celular. E falando nisso, veja que avanço a Samsung teve!
Leia mais: Méliuz e Samsung se juntam e dão 15% de cashback; veja como ativar
Uma novidade sobre a marca favorita dos brasileiros, em celulares, acabou de ser anunciada e está fresquinha. Ficou curioso? Calma! A Samsung informou na última quinta-feira, 23, um novo recurso em seus telefones que permite que os aparelhos se comuniquem por meio de satélites. Entenda melhor ao longo do texto.
Como funcionará essa função da Samsung?
O recurso é chamado de modem de redes NTN 5G.
A sigla representa Non-Terrestrial Network. Em português, uma rede não terrestre, que viabiliza a comunicação entre os aparelhos por meio do uso dos satélites, especialmente em lugares onde não há conexão por rede celular.
A empresa explica que, agora com essa função, será possível realizar chamadas em situação de emergência, enviar e receber mensagens e fotos e vídeos. “Pretendemos assumir a liderança no avanço dos ecossistemas de comunicações híbridas terrestres-NTN em todo o mundo, em preparação para a chegada do 6G”, afirmou o vice-presidente de desenvolvimento de processadores de comunicação do grupo, Min Goo Kim.
Como é o mercado de conexão por satélite hoje
Anterior a esse lançamento, outro gigante da tecnologia, a Apple, havia lançado essa função nos aparelhos iPhone 14 e 14 Pro. Enquanto isso, a Qualcomm, uma empresa norte-americana que produz chipsets dos celulares, também noticiou uma parceria com a Iridium. Esta é uma companhia especializada em comunicação via satélite. Juntos, eles devem dar continuidade ao projeto de implantação de comunicação por satélites em celulares Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, do sistema operacional Android.
Com o avanço tecnológico, o mercado passou a investir mais e mais para levar essa função aos usuários. Muitas empresas estão na corrida para expandir a conectividade às áreas mais distantes, onde a conexão não chega ou a qualidade é ruim.
Com todo o investimento, as companhias estão buscando parceria com operadoras de satélites, como a Space X, a empresa estadunidense do segmento aeroespacial que foi fundada por Elon Musk.
Outra novidade deste mercado é o lançamento do primeiro celular com mensagens via satélite, que pode estar disponível ainda neste ano. As empresas britânicas Bullitt e a MediaTek querem sair na frente dos concorrentes e colocar seu produto no mercado no primeiro semestre de 2023.
Elas afirmam que o diferencial do celular é que o aparelho mantém sinal em qualquer parte do mundo.