POLÍTICA
Profissionais da imprensa repudiam ataque de Jorge Viana à categoria
No debate realizado no fim da manhã desta quinta-feira, 29, pela TV Gazeta, filiada da Rede Record no Acre, Jorge Viana, do Partido dos Trabalhadores (PT), candidato ao governo do estado, teve uma infeliz colocação ao se referir à candidata Mara Rocha, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Mara perguntou ao candidato o que deu errado em seu governo que deixou o Acre o segundo estado mais pobre do país, o quarto com o maior número de desempregados e mais da metade da população passando necessidade. “Esse desastre todo foi fruto dos 20 anos do governo da frente popular. Quero dizer que o atual [governo] contribuiu, mas toda essa miséria que o Acre vive hoje foi fruto da ineficiência do governo da frente popular durante os 20 anos. O quê que deu errado que vocês entregaram o Acre nessa situação, candidato do Lula?” Questionou Mara.
Em seu direito de resposta, Jorge disse que Lula foi “julgado e inocentado” e que, no próximo domingo seria eleito pelo povo para voltar ao poder e resolver os absurdos que, segundo ele, o governo da Mara trouxe para o Brasil. Em sua fala, o candidato ressaltou que Mara ajudou a eleger o atual governo, que está no poder há sete anos.
“Muda o disco, Mara, se não daqui a pouco tu vai tá apresentando o jornal aqui da Gazeta de novo, porque você envelheceu. Você é uma pessoa inteligente, faz isso não. Quem botou o Acre na pobreza, na miséria e no desemprego foi o governador que tu elegeu. […] Mara eu daquele período que você anunciava o jornal da Gazeta e você tinha o Acre Rural. Você vivia elogiando meu governo, porque na época do meu governo o Acre funcionava. […] Fique tranquila, Mara, vai sair o pessoal da incompetência, o balaio de gato, e vai voltar a turma do trabalho. Vamos ter um projeto para ser executado, reunir pessoas competentes e eu espero que tu volte com teu programinha do Acre Rural pra ver a gente trabalhando pelos produtores (sic)”, discursou o candidato.
A resposta de Jorge Viana não foi bem vista pelos jornalistas acreanos que se manifestaram, por meio de suas redes sociais. A apresentadora do Gazeta em Manchete, Chrísna Lima, publicou em seu perfil pessoal. “Uma pena ver o desprezo do candidato a nossa profissão, ao jornalismo e principalmente a uma excelente jornalista como a Mara. Respeite as mulheres, respeite o jornalismo!”, escreveu.
Na publicação da jornalistas outros profissionais se manifestaram. “Todos temos o direito de envelhecer. Jornalismo é uma profissão nobre e necessária e em qualquer editoria/área. O que o candidato fez foi deixar transparecer a evidente arrogância e ignorância para quem não o conhece”, comentou o jornalista Wanglézio Braga.
O repórter da TV Gazeta, Jardel Angelim, também comentou na publicação da colega de trabalho. “Eu fiquei foi com vergonha. Não sei qual demérito apresentar um programa… Ofendeu a candidata e os jornalistas… #Lamentável”.