RIO BRANCO
Rio Acre volta a ultrapassar a marca dos 3 metros
O Rio Acre amanheceu na marca de 3,29 metros neste domingo, 3, na última segunda-feira, 27, o manancial chegou a marcar 3,05 metros. Os dados são divulgados diariamente pela Defesa Civil de Rio Branco (AC).
Ainda no sábado, o Rio marcava 2,88 metros, a elevação repentina, segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, o tenente-coronel Cláudio Falcão, são as chuvas que ocorreram na bacia nos últimos dias.
Falcão diz ainda que Assis Brasil e Brasiléia estão em vazante, porém os afluentes estão em subida.
Outro ponto que o coordenador não deixa de destacar é como a cada ano o Rio vai diminuindo seu volume em época que deveria estar cheio.
“O ano passado nós estávamos melhores, o ano retrasado também e já teve anos que, inclusive, a gente já teve um pouquinho pior do que essa data de ontem e de antes ontem também. Mas a tendência aqui no mês de dezembro é que ele aumente o nível, porém a gente vai ficar sempre abaixo do nível que é ideal, pelo menos até a primeira quinzena”, diz.
Ele afirma ainda que quando terminar a primeira quinzena de dezembro e iniciar a segunda, possivelmente, consegue chegar no nível e também a quantidade de chuvas.
“Aí vem uma outra preocupação, que nós temos previsão de chuvas dobradas, em dobro, para janeiro. A gente entra naquela outra ameaça, sai da seca e entra na ameaça de inundação”.
Para se ter uma ideia, nesta mesma data, em 2019, o Rio marcava 10,12 metros. Já em 2020, 1,92 metros. Em 2021 ele marcava 5,16 e, em 2022, ele estava com 5,58.