Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Inmet emite alertas de chuvas intensas em todo o Brasil, exceto no Acre

Publicado em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (18), alertas devido às chuvas fortes que estão previstas para diversas regiões do país. No entanto, é importante ressaltar que o estado do Acre não está incluído em nenhuma das categorias de alerta. Os avisos permanecem válidos até as 10h desta terça-feira (19).

De acordo com o Inmet, foram emitidos quatro alertas de chuvas intensas, sendo dois de perigo potencial e dois de perigo, com diferentes variações de intensidade. O alerta amarelo indica a previsão de “perigo potencial”, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhada de ventos de 40 a 60 km/h. Nesse caso, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo.

Já o alerta laranja indica a previsão de “perigo”, com um volume de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, acompanhada de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Nesse caso, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado real.

Continua depois da publicidade

Por fim, o alerta vermelho indica a previsão de “grande perigo”, com um volume de chuva superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Nesse caso, há um grande risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, principalmente em áreas de risco.

É importante destacar que, no fim do mês de fevereiro, o estado do Acre enfrentou uma enchente histórica, com índices de chuvas que chegaram a 188 milímetros em períodos de 12 horas na região das cabeceiras do Rio Acre. Essa enchente resultou em uma das maiores cotas atingidas pelo manancial em municípios como Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia. Em Rio Branco e Xapuri, também foram registradas as segundas maiores cheias da história.

Apesar de não estar incluído nos alertas do Inmet para chuvas intensas, é importante que a população do Acre esteja atenta às condições climáticas e siga as orientações dos órgãos competentes para minimizar os impactos causados pelas chuvas.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress