Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Crescimento alarmante da violência doméstica no Acre: Mais de 4 mil casos registrados

Publicado em

A violência doméstica tem ganhado visibilidade nas redes sociais, onde muitas vítimas se sentem encorajadas a denunciar seus agressores, criando um movimento de apoio que inspira outras mulheres a fazerem o mesmo.

De acordo com dados do Observatório de Análise Criminal do Ministério Público do Acre (MPAC), o estado já contabilizou 4.289 casos de violência doméstica em apenas nove meses de 2023. O levantamento é baseado em informações do Sinesp-PPE/PCAC.

O mês de maio foi o mais crítico, com 507 ocorrências reportadas, seguido de setembro, que registrou 504 casos. A capital, Rio Branco, é o município que concentra quase 50% das ocorrências, com 2.041 casos, representando 47,59% do total. Em contraste, Cruzeiro do Sul aparece em segundo lugar, com 437 registros, ou 10,19%.

Continua depois da publicidade

Notavelmente, o município de Jordão não apresentou nenhuma ocorrência de violência doméstica até o momento e também não possui registros de estupro, sendo o único do estado sem casos desse tipo.

Em 2023, o Acre registrou um total de 5.564 casos de violência doméstica, com o mês de setembro destacando-se como o período com maior número de ocorrências, totalizando 524 casos.

As vítimas de violência doméstica podem buscar ajuda através do número 180, que está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo suporte e orientação para quem precisa. É fundamental que as vítimas saibam que não estão sozinhas e que existem recursos disponíveis para ajudá-las a superar essa situação.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress