Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CONCURSO

Concurso Público Unificado: Resultados da autodeclaração e próximos passos

Publicado em

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta quarta-feira (13) os resultados preliminares da avaliação da autodeclaração de candidatos negros e indígenas, além do resultado das perícias médicas (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararam com deficiência, no âmbito do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

Os candidatos podem consultar os resultados no site do concurso. Aqueles que tiveram sua autodeclaração classificada como “não caracterizada” podem recorrer à Fundação Cesgranrio até quinta-feira (14).

O processo de verificação da autodeclaração de candidatos negros envolveu uma análise fenotípica (baseada em características físicas) e a coleta de dados biométricos e grafológicos. A etapa de aferição presencial foi realizada em 232 polos distribuídos em 228 municípios do país.

Continua depois da publicidade

Já para os candidatos indígenas, a análise da documentação de comprovação do pertencimento étnico será realizada por um comitê composto por três membros, preferencialmente indígenas.

Para os candidatos com deficiência, a avaliação biopsicossocial envolveu a análise de documentação médica e, em caso de não aceitação da autodeclaração, a possibilidade de apresentar novos documentos e exames para complementar o laudo.

A cota racial, que reserva 20% das vagas para negros, é garantida por lei desde 2014. O Decreto nº 11.839/2023, de dezembro de 2023, destinou 30% das vagas imediatas a candidatos indígenas, especialmente em áreas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

O concurso unificado conta com vagas para diversos órgãos da administração pública federal, totalizando 6.640 vagas para 21 órgãos.

Em 19 de novembro, os candidatos poderão acessar no site do CNU os resultados dos pedidos de revisão das notas de títulos. O resultado final do concurso está previsto para o dia 21 de novembro.

Candidatos não classificados em nenhum cargo podem constar da lista de espera de todos os cargos selecionados e ranqueados, desde que não tenham sido reprovados.

Continua depois da publicidade

O Concurso Público Nacional Unificado representa uma importante oportunidade de ingresso na administração pública federal, promovendo a inclusão e a diversidade no serviço público brasileiro.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress