TECNOLOGIA
Pix volta a funcionar após quase 3 horas de instabilidade

O sistema do Pix voltou a funcionar normalmente após quase 3 horas de instabilidade, que afetou diversos bancos digitais e aplicativos de pagamento no país. O problema, que começou por volta das 9h51 (horário de Brasília), deixou milhares de usuários impossibilitados de realizar transações financeiras.
A manicure Jakeline Gondim, por exemplo, tentou pagar sua conta de energia e enviar dinheiro para sua mãe pelo aplicativo do banco, mas recebeu mensagens de erro indicando instabilidade no sistema. “Fiquei horas tentando, mas não consegui fazer nada”, relatou.
De acordo com o portal DownDetector, que monitora a disponibilidade de serviços online, o banco Itaú foi o mais afetado, com quase 2 mil notificações de problemas durante o período de inatividade, que durou até às 14h51.
Clientes de outros bancos digitais, como Nubank, Pic Pay, Banco do Brasil, Inter, Caixa, Sicoob, entre outros, também registraram dificuldades para acessar seus aplicativos e realizar transações via Pix.
A instabilidade do Pix causou transtornos para usuários em diversas cidades do país, que dependem do sistema para realizar pagamentos, transferências e outras operações financeiras. Ainda não há informações oficiais sobre a causa do problema.