Estudantes que concluíram o terceiro ano do Ensino Médio poderão retirar R$ 1.000 na Caixa Econômica Federal entre 26 de fevereiro e 5 de março de 2026. O valor é parte do incentivo “Conclusão”, oferecido pelo programa governamental Pé-de-Meia para quem finaliza o Ensino Médio em escola da rede pública.
O depósito é feito automaticamente na poupança social do beneficiário e pode ser acompanhado pelos aplicativos Jornada do Estudante, do Ministério da Educação, ou pelo Caixa Tem. Para ter direito ao saque, o aluno precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais e comprovar renda mensal per capita de até meio salário mínimo.
Critérios de elegibilidade
Somente quem concluiu o terceiro ano do Ensino Médio na rede pública em 2025 tem acesso ao “Incentivo-Conclusão”. Além disso, é necessário manter cadastro atualizado no CadÚnico e atender ao limite de renda estabelecido pelo governo federal.
Outros benefícios do Pé-de-Meia
Além dos R$ 1.000 destinados ao estudante que conclui o Ensino Médio, o programa Pé-de-Meia oferece: Incentivo-Matrícula – valor pago no início do ano letivo para quem formaliza a matrícula; Incentivo-Enem – destinado aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio; Incentivo-Frequência – benefício de R$ 200 mensais para alunos com 80% ou mais de presença nas aulas.
Impacto financeiro acumulado
Considerando todos os aportes ao longo do três anos do Ensino Médio, um estudante pode receber até R$ 9.200 em benefícios do Pé-de-Meia. Esse montante tem o objetivo de apoiar a continuidade dos estudos e reduzir as desigualdades sociais entre jovens em situação de vulnerabilidade.

Procedimento para saque
A Caixa Econômica Federal abre automaticamente uma poupança social para cada aluno aprovado. A movimentação é realizada pelo aplicativo Caixa Tem. Estudantes menores de 18 anos devem obter autorização de um responsável legal, que pode ser concedida digitalmente ou diretamente em uma agência da Caixa.
O calendário final de pagamentos reforça o compromisso do governo em incentivar a conclusão do Ensino Médio e ampliar o acesso à educação entre os jovens brasileiros.
Com informações de Tnh1







