Search
Close this search box.
RIO BRANCO

CIDADES

Após uma semana, RS confirma outra morte por enchente: são 173 vítimas

Publicado em

Após uma semana, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) divulgou boletim com o triste aumento de mais morto na lista de vítimas das enchentes no estado. No domingo passado (2/6), o número era de 172. Agora, houve a confirmação da 173ª pessoa que perdeu a vida com as chuvas.

No documento, há também a quantidade de desaparecidos. São 38, contra 42 na semana passada.

No total, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado há mais de um mês, desde o fim de abril.

Continua depois da publicidade

Volta de abastecimento de água na capital do RS

A cidade de Porto Alegre (RS) voltou a ter 100% de abastecimento de água no sábado (8/6) pela primeira vez desde o início das enchentes no município, há cerca de um mês. As cheia que atingiram a capital gaúcha afetaram todas todas as Estações de Tratamento de Água (ETAs).

Ao todo, são 6 estações na cidade. Duas ainda apresentam problemas, apesar de operarem.

No sábado, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) anunciou a recuperação da ETA Ilha da Pintada, última que ainda não estava operando. As ETAs são os locais onde são feitos os tratamentos da água coletada do rio Guaíba. Lá a água por processos químicos, físicos e biológicos para poder ser distribuída para a população.

A ETA Ilha da Pintada atende aproximadamente 9.000 moradores das ilhas Pintada, do Pavão, das Flores e dos Marinheiros. Os dados são do próprio departamento responsável. Durante o período que ficou desassistida, a população foi atendida por caminhões-pipa.

O Dmae estimou que a normalidade do serviço de abastecimento na região deve ser regularizado entre anoite deste sábado (8) e a madrugada deste domingo (9). O trabalho para a retomada da estação iniciou na terça-feira (4), com a limpeza e recuperação de equipamentos.

No auge da crise que atingiu Porto Alegre em virtude das enchentes do início de maio, 85% da cidade chegou a ficar sem água. Na época, a prefeitura da cidade chegou a decretar racionamento de água.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement