Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

CIDADES

Onda de calor de “grande perigo” persiste até sábado no estado de SP

Publicado em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu até sábado (11/5) o alerta de grande perigo para a onda de calor que afeta quase todo o estado de São Paulo, incluindo a capital paulista. Antes, o mesmo aviso terminava nesta quinta-feira (9/5).

Uma onda de calor é caracterizada por temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.

O aviso meteorológico de grande perigo é o mais severo na escala que tem outros dois níveis: perigo potencial e perigo. De acordo com o Inmet, as altas temperaturas previstas oferecem risco à saúde.

Continua depois da publicidade

Apenas a faixa litorânea está fora do alerta em virtude da influência de uma frente fria que, no entanto, tem pouca força.

De acordo com a Climatempo, na sexta-feira (10/5), chove um pouco no litoral, mas a capital e interior seguem quentes e secos.

Para o fim de semana do Dia das Mães, a previsão é de muito sol e calor em todas as regiões do estado de São Paulo.

Previsão na capital

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura da capital também indica a permanência de uma massa de ar seco e quente. Além do calor, a falta de chuva contribui para o registro de baixos percentuais de umidade do ar, principalmente durante as tardes.

A sexta-feira (10/5) deve começar com um pouco mais de nebulosidade e formação de névoa úmida entre o fim da madrugada e as primeiras horas da manhã. O predomínio de sol vai proporcionar mais um dia de forte calor e sem previsão de chuva.

As temperaturas variam entre mínima de 19°C e a máxima mais uma vez atinge os 31°C. As taxas de umidade do ar nas horas mais quentes do dia se mantêm baixas, com valores mínimos ao redor dos 38%.

Continua depois da publicidade

O cenário atmosférico permanece inalterado durante o final de semana.

O sábado (11/5) vai começar com termômetros na faixa dos 19°C e céu com poucas nuvens. O sol brilha entre poucas nuvens ao longo do dia, o que favorece a rápida elevação da temperatura. Máxima de 31°C e índices de umidade do ar entre 32% e 85%.

 

Propaganda
Advertisement