Search
Close this search box.
RIO BRANCO

CONCURSO

Concurso Unificado acontecerá no domingo (5) em todo país

Publicado em

O governo federal anunciou que o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”, será realizado em todo o país no próximo domingo, mesmo diante das fortes chuvas que têm acontecido no Rio Grande do Sul. Os candidatos no estado já questionaram a realização das provas devido à situação de calamidade em que se encontram.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, chegou a sugerir o adiamento das provas, assim como alguns parlamentares gaúchos. No entanto, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos confirmou que as provas serão aplicadas e que serão feitos esforços para garantir a participação dos candidatos do estado. O governo federal estará em diálogo com as autoridades competentes para assegurar isso.

No Rio Grande do Sul, mais de 80 mil candidatos estão inscritos para realizar as provas em dez cidades, incluindo Santa Maria e Santa Cruz do Sul, que foram bastante afetadas pelas chuvas.

Continua depois da publicidade

Para garantir a normalidade na aplicação das provas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as Forças Armadas estarão atuando, inclusive auxiliando no desbloqueio de rotas de acesso, já que há 141 pontos de bloqueio em rodovias federais e estaduais no estado.

O CPNU é o maior concurso já realizado no Brasil, com 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. São mais de 2 milhões de candidatos inscritos disputando 6.640 vagas em cargos públicos oferecidos por 21 órgãos públicos federais.

Infelizmente, as chuvas têm causado estragos no Rio Grande do Sul, com 29 mortes registradas e 60 pessoas desaparecidas. Milhares de pessoas estão em abrigos ou tiveram que deixar suas casas temporariamente.

Propaganda
Advertisement