Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CULINÁRIA

Aprendi essa receita de nhoque de batata com um chef italiano e é maravilhosa

Publicado em

Que tal aprender a preparar um magnífico nhoque de batata, que é de comer rezando? Com essa receita, você aprenderá os truques e segredos para preparar o melhor nhoque da sua vida, de forma rápida e prática! O resultado é um nhoque leve e delicado, que derrete na boca! Confira a receita do Canal SABOR DE FESTA – Chef Álvaro Rodrigues e faça o divino nhoque de batata, que vai arrasar!

Como fazer nhoque de batata

Para o nhoque de batata, começaremos preparando as batatas para a utilização na receita e para isso seguiremos o passo a passo. Colocaremos a batata fria amassada numa vasilha e juntaremos a ricota fresca passada pela peneira, o parmesão ralado, a semolina de trigo, a pimenta-branca moída, a flor de sal, a noz-moscada ralada e o ovo ligeiramente batido, então vamos mexer com uma colher. Juntaremos salsinha picada e a metade da farinha, amassando com as mãos. Passaremos a massa para uma bancada, sovando bem com as mãos. Finalizaremos a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e aprecie seu maravilhoso nhoque de batata!

Ingredientes da receita de nhoque de batata

  • 1 e ⅓  xícara (chá) de batatas cozidas/espremidas (300g)
  • 1 e ⅔  xícara (chá) de ricota fresca passada pela peneira (200g)
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (40g)
  • ¼ xícara (chá) semolina de trigo ou sêmola de grano duro (40g)
  • 1 ovo grande levemente batido (total líquido de 50g)
  • 1 colher (chá) de flor de sal
  • 1 pitada de pimenta-branca moída
  • 1 pitada de noz-moscada ralada na hora
  • 2 colheres (sopa) cheias de salsa e/ou cebolinha frescas e bem picadas
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada (120g)

Obs.: A medida da xícara utilizada no preparo desta receita é de 240ml.

Continua depois da publicidade

Modo de preparo

  1. Primeiramente, prepare as batatas que serão utilizadas nessa receita. Para isso, cozinhe-as em água e um pouco de sal, escorra a água, deixe secar um pouco, por cerca de 3-4 minutos e em seguida, esprema num espremedor ou, se não tiver, passe-as por uma peneira. Feito isso, espalhe numa bancada ou assadeira para esfriar. Nunca utilize batas quentes para preparar o nhoque, pois certamente a massa ficará mole.
  2. Adicione as batatas amassadas já frias numa tigela, acrescente a ricota fresca passada pela peneira, o queijo parmesão ralado, a semolina de trigo, a pimenta-branca moída, a flor de sal, a noz-moscada ralada na hora e o ovo ligeiramente batido, misturando tudo com o auxílio de uma colher.
  3. Ponha a salsinha picada e em seguida a metade da farinha de trigo, colocando literalmente as mãos na massa, para amassá-la.
  4. Após amassar bem, coloque mais um pouco de farinha, passe a massa para uma bancada e vá sovando, pressionando a massa. O ponto da massa é quando ela fica bem lisinha, macia e homogênea. É fundamental acrescentar a farinha de trigo aos poucos, podendo ocorrer de não precisar colocar ela toda, se a sua massa já der o ponto.
  5. Faça uma bola com a massa e corte-a em 4 partes, para facilitar.
  6. Pegue uma dessas partes, retire uma porção de massa, salpique um pouco de farinha e molde um rolinho. Faça isso com o restante da massa, moldando rolinhos e reservando.
  7. Na sequência, alinhe os seus rolinhos, deixando-os um ao lado do outro e vá cortando todos juntos, para ficarem do mesmo tamanho.
  8. Passe uma espátula “pegando” os nhoques por baixo e soltando cuidadosamente de novo na bancada, para se desprenderam. Em seguida, coloque parte deles em uma panela com água fervente e sal para cozinhar, mexendo suavemente com uma colher de pau.
  9. Quando os nhoques “subirem”, retire-os imediatamente com uma escumadeira. Se não for consumir de imediato, passe-os para um recipiente com água gelada, para dar um choque térmico. Repita o processo, até terminarem os nhoques.
  10. Após esfriarem na água gelada, retire-os novamente com a escumadeira e passe para um refratário de vidro, regando com um fio de azeite para permanecerem soltinhos.
  11. Prontinho! Acrescente um molho quentinho de sua preferência, polvilhe parmesão ralado e sirva seu espetacular nhoque de batata!

Dicas adicionais:

Se possível utilize as batatas do tipo Astérix e para medir as batatas cozidas e espremidas na xícara você deverá pressionar bem.

A semolina de trigo poderá ser substituída por farinha de arroz ou por amido de milho. O mesmo poderá ser feito para substituirmos a farinha de trigo da receita. Neste caso, o nhoque não será apropriado para o congelamento.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress