GERAL
Acre registra queda contínua nos roubos de veículos pelo sétimo mês consecutivo
O Governo do Acre anunciou uma significativa diminuição nos índices de roubos de veículos, conforme revelam os dados do Departamento Integrado de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Desde janeiro, o estado tem apresentado uma redução mensal nas ocorrências, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Em janeiro, foram registrados 41 casos de roubo de veículos, número que caiu para 33 em fevereiro. Março teve um aumento para 64 ocorrências, mas os meses seguintes mostraram uma tendência de queda: 33 em abril, 30 em maio, 34 em junho e apenas 26 em julho, totalizando 392 veículos roubados até agora. Notavelmente, julho apresentou uma queda de 35% nas ocorrências.
O coronel José Américo Gaia, titular da Sejusp, atribui esse resultado positivo ao trabalho colaborativo das forças de segurança do estado. “A combinação de ações ostensivas e repressivas, juntamente com investimentos em novas tecnologias e na eficácia das operações de segurança, tem gerado reduções significativas nos registros de furto e roubo de veículos no Acre”, afirmou.
Em comparação com o ano passado, os números são ainda mais reveladores: em janeiro de 2023, foram registrados 57 roubos; fevereiro trouxe 53; março teve 67; abril e maio contaram com 66 cada; junho registrou 43 e julho fechou com 40. Assim, entre janeiro e julho de 2023 e 2024, as reduções foram notáveis: -28%, -38%, -4%, -50%, -55%, -21% e -35%, culminando em uma diminuição total de -33% no semestre.
Além dos roubos, os furtos de veículos também apresentaram queda nos meses analisados: janeiro (-23%), fevereiro (-4%), março (-23%) e julho (-12%), quando comparados ao mesmo período do ano anterior.
“Estamos investindo no fortalecimento das ações e na aquisição de equipamentos avançados para aumentar a eficácia das operações. Expandimos o uso das câmeras de monitoramento instaladas em locais estratégicos da cidade. Essa abordagem não apenas busca prevenir furtos, mas também facilita a recuperação rápida dos veículos subtraídos. Isso proporciona à população uma sensação maior de segurança e envia uma mensagem clara para aqueles que pretendem cometer crimes: estamos combatendo esses delitos com firmeza”, concluiu o secretário.