Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

GERAL

Consumo de energia no Acre cresce 13% no primeiro semestre de 2024 em relação ao ano anterior

Publicado em

Os habitantes do Acre estão demonstrando um aumento significativo no consumo de energia elétrica. Este fato foi confirmado por um incremento de 13% no consumo registrado nos primeiros seis meses deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2023.

O comportamento das pessoas, aliado às elevadas temperaturas observadas na região, tem contribuído para esse acréscimo no consumo de energia.

Um aspecto relevante desse aumento no consumo é a constante evolução tecnológica, que traz consigo a conexão de mais equipamentos à rede elétrica, como fornos, fritadeiras, robôs de limpeza, assistentes virtuais e diversos outros dispositivos. Entretanto, muitas pessoas desconhecem a necessidade de realizar a “declaração de aumento de carga”, que consiste em informar as mudanças e melhorias realizadas na rede elétrica de suas residências ou estabelecimentos.

Continua depois da publicidade

Ao declarar essas alterações, é possível adequar a infraestrutura elétrica conforme a demanda energética do cliente e dos imóveis circunvizinhos.

Cristiano Saraiva, gerente de planejamento da Energisa Acre, ilustra: “Um estabelecimento comercial, por exemplo, pode ter sido projetado com uma capacidade energética específica para um ar-condicionado. Contudo, com o crescimento ou as condições climáticas adversas, novos equipamentos são necessários, como refrigeradores adicionais ou outros eletrodomésticos de alta potência, sem considerar o impacto disso na carga demandada”.

“O mesmo cenário pode ocorrer em domicílios, inicialmente dimensionados para uma determinada quantidade de aparelhos, mas que ao longo do tempo acrescentam mais dispositivos”, acrescenta Saraiva.

Todos os consumidores, incluindo estabelecimentos comerciais e indústrias, devem realizar a declaração de carga sempre que houver qualquer modificação nela. Basta entrar em contato com a Energisa pelo telefone 0800 647 7196 ou através dos canais digitais de atendimento para informar a relação dos equipamentos. É importante ressaltar que a declaração de carga não afeta o valor cobrado na conta de luz, pois este está relacionado à quantidade de energia consumida e à tarifa da unidade conforme sua classificação (comercial, residencial ou industrial), com a leitura do consumo sendo realizada mensalmente.

“Dessa forma, declarar a carga só traz benefícios ao cliente, assegurando uma energia de qualidade em casa ou nos negócios sem prejudicar os demais clientes da região e a rede elétrica da distribuidora”, concluiu o gerente.

Propaganda
Advertisement