GERAL
Em Sena Madureira, pacientes que supostamente tiveram cirurgia paga por prefeito pedem resposta pelo retorno médico
Pacientes que, supostamente, tiveram cirurgias pagas pelo prefeito de Sena Madureira, Mazinho, entraram em contato com a redação do Na Hora da Notícia para pedir que ele se manifeste em relação ao retorno deles ao médico, antes que a situação se agrave.
Segundo um dos pacientes, que prefere não se identificar, o prefeito teria pago para que eles tivessem suas cirurgias de rins feitas no Hospital Dr. Augusto Monteiro da Santa Casa da Amazônia, localizada no município de Rio Branco. Ele relatou ainda que, após procedimento, foram informados pelos profissionais que o cateter colocado deveria ser retirado em três meses, caso contrário perderiam os rins.
Ainda segundo os pacientes, as cirurgias foram realizadas em setembro e, agora, em dezembro seria o prazo para fazer a retirada do cateter que os impede de trabalhar e fazer pequenas atividades diárias, pois acabam com dores e sangramentos.
O Na Hora da Notícia teve acesso ao prontuário de um dos pacientes, que continha o número do Sistema Único de Saúde (SUS) e buscou informação na Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) para saber se o procedimento havia sido de fato pago ou realizado pelo estado. E o que a equipe conseguiu constatar por meio da assessoria do órgão foi que com aquele número, embora aponte atendimentos em outros anos, não havia nada relacionado ao recente procedimento.
A reportagem buscou a veracidade da informação com a assessoria da prefeitura e também com o prefeito, que não respondeu a mensagem enviada a ele. A equipe buscou contato com o hospital, mas nenhum dos números disponíveis atendem chamadas. O espaço segue aberto para possível manifestação.