GERAL
Nova carteira de identidade já é OBRIGATÓRIA? Saiba quando será necessário realizar a troca
Possivelmente você já ouviu dizer que um ser humano sem um documento de identificação, não é ninguém. Isso porque, os documentos são responsáveis por conter os dados pessoais de cada pessoa, responsável por diferenciar uma das outras.
Logo ao nascer, o novo cidadão já passa a portar a Certidão de Nascimento, em seguida conta com a carteira de identidade e um CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física), entre diversos outros, que os acompanha durante toda a vida.
A grande questão, no entanto, é justamente sobre a possibilidade de tornar a carteira de identidade um documento único para os brasileiros. Isto é, a identidade passará a ser o único documento necessário para identificação de uma pessoa.
Neste sentido, vale conferir como funciona a nova carteira de identidade, bem como quais são as pessoas que já devem portar o novo modelo.
Conheça a nova carteira de identidade
Bem, antes de mais nada, como mencionado anteriormente, cabe ressaltar que os documentos pessoais são extremamente importantes para absolutamente todas as pessoas do mundo, incluindo os brasileiros. É através dessa documentação que um indivíduo consegue comprovar sua identidade, assim como associar diversas coisas ao seu nome.
Atualmente, os brasileiros costumam portar o RG (Registro Geral) e o CPF como documentos prioritários. No entanto, cada um desses documentos conta com uma numeração. A ideia, portanto, é justamente unificar esses documentos, garantindo maior segurança e facilidade para os cidadãos.
Mais especificamente, o novo RG contará apenas com o número do CPF, que será responsável pela identificação geral dos indivíduos. Além disso, o documento também possuirá um QR Code, gerando a versão digital para os cidadãos, evitando assim possíveis perdas, danos, entre outros fatores.
Na verdade, melhor dizendo, o documento já está disponível e já conta com as novidades em questão. Outro ponto importante, é que o documento também conta com novas informações um tanto quanto úteis, como por exemplo, o tipo sanguíneo do indivíduo.
Emissão é obrigatória?
Ainda que o novo RG já tenha sido divulgado há um tempo (no ano de 2022), muita gente ainda possui diversas dúvidas acerca da substituição da documentação. Dentre as principais dúvidas, está principalmente em relação à obrigatoriedade da emissão do novo RG.
Para melhor entender, boa parte das pessoas ainda não sabe se o documento será ou não obrigatório para todos. Assim, para sanar a dúvida de uma vez por todas, é hora de entender como a nova documentação entrará em vigor. Para início de conversa, todos os estados brasileiros têm até o mês de março para dar início ao processo de emissão do novo RG, para que assim seja possível atender a população.
No entanto, mesmo após o início das emissões, nem todos os brasileiros precisarão correr para realizar a troca da documentação. Isso porque, o documento só será obrigatório após 10 anos da publicação do decreto. Ou seja, como o decreto oficial foi publicado em 2022, o documento só será obrigatório para todos a partir de 2032.
Em contrapartida, algumas pessoas já poderão contar com o novo RG. Isto é, em caso de perda dos documentos antigos, necessidade de emissão, erros, entre outros fatores, aqueles que estiverem nessas situações já poderão contar com o novo RG. Além disso, quem desejar realizar a troca, também poderá.
Vale dizer que o intuito é realizar a troca de forma gradativa, até que pouco a pouco todos os brasileiros já portem o novo RG.
Como ter acesso a documentos digitais
Por fim, é importante lembrar que a tecnologia está facilitando cada vez mais a vida de todos os brasileiros.
Isso funciona, por exemplo, para quem quer ter no celular toda a sua documentação online.
Confira, portanto, como ter acesso aos principais documentos digitais hoje em dia:
- Carteira de trabalho online: nesse caso é só baixar o aplicativo CTPS online. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital&hl=pt_BR&gl=US;
- Título eleitoral online: neste caso, o aplicativo e-Título é famoso principalmente em época de Eleições: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.tse.eleitoral.etitulo&hl=pt_BR&gl=US;
- Carteira Digital de Trânsito: o aplicativo da famosa CNH também está disponível hoje em dia de forma totalmente online: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.serpro.cnhe&hl=pt_BR&gl=US;
- CPF online: por fim, é possível obter o cartão de CPF pela internet usando o site do Governo Federal: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-cartao-de-cpf