Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

GERAL

Revalida 2024/2: Inscrições para a primeira etapa se encerram nesta sexta-feira

Publicado em

Os interessados em participar da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2 têm até a próxima sexta-feira, dia 28, para efetuarem suas inscrições por meio do Sistema Revalida. É importante ressaltar que o prazo também abrange as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta edição, o diploma de graduação em medicina deverá ser enviado somente após a inscrição, durante o período de recurso das versões preliminares, programado para ocorrer entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. Caso o participante não possua o diploma em mãos, poderá apresentar uma declaração ou certificado de conclusão do curso.

É fundamental que ambos os documentos sejam emitidos por uma instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, e que sejam autenticados pela autoridade consular brasileira ou conforme o processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

Continua depois da publicidade

Além disso, a declaração ou certificado de conclusão do curso deve conter a comprovação da finalização de todos os componentes curriculares obrigatórios do curso de medicina realizado no exterior, incluindo estágios obrigatórios, internatos e/ou provas finais de graduação, bem como uma menção específica sobre o andamento do processo de emissão do diploma.

Para os casos em que a documentação esteja em idioma diferente do português, inglês, francês ou espanhol, é necessário que seja acompanhada por uma tradução juramentada.

As provas do Revalida estão marcadas para o dia 25 de agosto em diversas cidades do Brasil. O cronograma completo inclui datas importantes como a divulgação da nota de corte em 10 de julho, a disponibilização do Cartão de Confirmação da Inscrição em 30 de julho e a publicação dos gabaritos e padrões de resposta em versões definitivas em 1º de outubro.

O resultado final da primeira etapa está previsto para ser divulgado em 25 de outubro. Vale ressaltar que o Revalida consiste em duas etapas, teórica e prática, abrangendo áreas fundamentais da medicina como clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva), com o propósito de avaliar habilidades, competências e conhecimentos essenciais para o exercício profissional alinhado aos princípios e demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Propaganda
Advertisement