MUNDO
Brasileiro Murilo Lopes Santos falece em combate após dois anos de voluntariado na guerra da Ucrânia
O Brasil lamenta a perda de Murilo Lopes Santos, jovem de 26 anos, que faleceu em combate após dedicar dois anos como voluntário na Guerra da Ucrânia.
A mãe de Murilo confirmou a triste notícia e aguarda informações sobre o translado do corpo para o Brasil. Nascido na cidade de Castro, no sul do Paraná, Murilo partiu para a Ucrânia em novembro de 2022 para contribuir no conflito contra a Rússia.
Antes de sua jornada internacional, Murilo serviu com dedicação ao Exército Brasileiro por 18 meses, deixando a corporação ao término de seu serviço militar obrigatório.
Após percorrer diversas cidades ucranianas, Murilo encontrava-se em Zaporizhzhia, às margens do Rio Dnipro, quando participou de um combate contra as tropas russas na última sexta-feira (5). Durante esse confronto, ao tentar socorrer um colega gravemente ferido e hospitalizado na região, Murilo foi atingido e não resistiu.
Rosângela Pavin, mãe de Murilo, expressou sua dor nas redes sociais: ‘Meu menino, nunca imaginei que você seria notícia desse modo. Deus tem um propósito para cada um de nós e você cumpriu sua missão com louvor e honra aqui na Terra’.
A partida precoce de Murilo Lopes Santos deixa um vazio no coração daqueles que o conheceram e admiraram sua coragem e altruísmo. Que sua memória seja lembrada com respeito e gratidão por sua nobre contribuição.