RIO BRANCO
Após chuva prolongada, Rio Acre aumenta quase 60 centímetros
Nos últimos meses, o Rio Acre tem passado uma das piores secas já vistas na história, segundo a Defesa Civil de Rio Branco (AC), a causa seria o fenômeno El Niño.
Neste domingo, 26, o manacial amanheceu na marca de 2,61 metros, quase 60 centímetros a mais do que o dia anterior quando marcou 2,02 metros.
Segundo o coordenador do órgão, o tenente-coronel Cláudio Falcão, o crescimento se deu pela chuva prolongada no último sábado, 25.
“A chuva de ontem, que não foi tanto volumosa, mas choveu em tudo quanto é lugar. E a chuva de ontem é o que faz realmente a diferença. Porque é uma chuva longa. Às vezes, a chuva longa faz muito mais efeito do que uma chuva com muito volume e em tempo muito pequeno”, destaca Falcão.
Ele destaca ainda que não somente a chuva na capital, mas de outros locais que resultou no crescimento.
“Ele está marcando 2,61m agora, mas ontem de tarde, por exemplo, ele estava com 2,24m. Então olha o tanto que ele cresceu durante a noite. Isso é a água chegando de outras regiões que choveu generalizado”, pontua.
Ao Na Hora da Notícia, o tenente-coronel também falou sobre a preocupação do nível do Rio nesta data quando comparada há anos anteriores.
Em 2022, nesta data, ele media 2,14 metros, já em 2021 estava com 5,76.