RIO BRANCO
Servidor público municipal pode ter 5 dias de folga se doar sangue; Saiba como
O Projeto de Lei, que vai completar dois anos em dezembro e foi sancionado pelo prefeito Tião Bocalom, concede aos servidores municipais de Rio Branco (AC) cinco dias de folga sem prejuízo ao salário ou qualquer outra vantagem do servidor que fizer doação de sangue voluntariamente.
Para isso, o funcionário precisa seguir as Normas Técnicas em Hemoterapia de Proteção ao Doador, previstas na Portaria 1.376/1993/ANVISA, que diz que em um período de 12 meses (um ano) homens podem fazer 4 doações, já as mulheres 3.
De acordo com o projeto, o trabalhador tem até 12 meses, após a última doação para solicitar o direito a folga.
Foi o que fez a servidora
“É gratificante doar, e com o projeto incentiva os servidores a realizarem doações” diz o servidor Pedro Souza, que completou o ciclo e fez a solicitação que será concedida nos próximos dias.
A servidora Renata Oliveira também fez as doações previstas na Norma e já realizou a solicitação, mas como tem um período de um ano para usar, irá aguardar um pouco para usufruir.
Vale destacar que, para realizar a doação é necessário se dirigir ao centro de doação de sangue em Rio Branco, Acre (Hemoacre), localizado na Av. Getúlio Vargas, 2787, bairro Bosque.
Os requisitos são:
Apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH;
Pesar mais de 50kg;
Estar bem de saúde;
Estar bem alimentado antes de doar;
Não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior.
Ter entre 18 e 69 anos.