Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Com redução de chuvas diárias, Rio Acre volta a decrescer e inicia segunda quinzena abaixo dos 7 metros

Publicado em

O Rio Acre iniciou a segunda quinzena de janeiro medindo 1,61 metros a menos do início do mês, quando o manancial media 7,89 metros.

Nesta terça-feira, 16, as águas mediam 6,28 metros. No dia 9, o Rio atingiu sua maior marca de 2024 quando atingiu o nível de 11,88 metros.

Gráfico

Continua depois da publicidade

Ao Na Hora da Notícia, o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco (AC), o tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que sempre que houver uma vazão maior que a entrada haverá decréscimo.

“Nesse momento nós estamos com uma saída maior do que a entrada de água. Isso se dá justamente porque diminuiu, não os dias de chuva, mas a quantidade de chuva por dia. E refletiu em toda a bacia. Isso significa dizer que tem menos água entrando no rio e ele terá um decréscimo”, explicou.

Contudo, o coordenador destaca que isso não significa segurança, pois dependendo da volume de chuva as águas podem subirem de forma repentina.

“Nada disso é seguro, porque nós tivemos a semana retrasada, em dois dias de chuvas intensas, o aumento de três metros. Tivemos a retração de quatro metros, porém, isso pode ser recuperado. Mas a razão é justamente essa, é relacionado a quantidade de chuva e não aos dias de chuvas”, concluiu.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress