RIO BRANCO
No Acre, clientes relatam serem lesados por agência de viagens
Um grupo de clientes entraram em contato com a redação do Na Hora da Notícia para denunciar que estariam sendo lesados pela agência de viagens Paiakam. De acordo com eles, a empresa estaria cancelando as passagens e ofertando uma espécie de crédito para que eles comprem novos bilhetes por um valor bem acima do inicial.
Além disso, os clientes relatam diversos prejuízos, pois há toda uma programação. Um servidor público, que prefere não se identificar, disse que se sente lesado, pois a empresa, apesar de cancelar, continua com vendas para o mesmo destino e data em que ele iria.
“Eu me programei, pois, ninguém compra passagens em cima da hora e viaja, a gente se programa, organiza os gastos e se prepara para isso. O curioso é que a empresa continua com venda para o mesmo destino e data, porém com um valor bem mais caro”, disse.
Outra reclamação do grupo é a dificuldade de contato com a empresa que, segundo eles, tem se omitido e não respondido nem por aplicativo de mensagens e nem atendendo ligações. Por se sentirem enganados, o grupo resolveu ir à delegacia prestar queixa contra a agência.
A reportagem procurou a empresa que passou o contato da advogada que os representa e esta se manifestou por meio de nota, onde diz que a agência tem se comprometido e informado a todos os clientes que desejam utilizar o crédito pendente, que poderão emitir novas passagens aéreas e usufruírem do crédito atual ou serem ressarcidos.
Veja a nota na íntegra:
A Assessoria Jurídica da empresa PAIAKAM AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO LTDA, por meio de sua advogada Letícia Ribeiro, esclarece que a empresa tem se comprometido e informado a todos os clientes que desejam utilizar o crédito pendente, que os mesmos poderão emitir novas passagens aéreas e usufruírem do crédito atual, bem como cabe ressaltar que todas as passagens aéreas emitidas pela empresa serão ressarcidas.
No entanto, informamos que vários clientes efetuaram à época compra de passagens aéreas em TARIFA PROMOCIONAL, a qual não está mais disponível nem nas companhias aéreas e tampouco, na empresa emissora da passagem, NL Turismo, uma vez que essas TARIFAS PROMOCIONAIS foram descontinuadas pelas empresas aéreas, e não pela empresa PAIAKAM AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO LTDA.
Como forma de dirimir os problemas dos clientes a empresa PAIAKAM AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO LTDA vem à público informar que está disponibilizando o reembolso ou o crédito aos clientes que não quiserem emitir novos bilhetes com TARIFA NORMAL, uma vez que TARIFA PROMOCIONAL foi descontinuada.
Cabe esclarecer ainda, que todos os clientes desta empresa foram informados do ocorrido via e-mail de forma antecipada, e a empresa está à disposição para resolver o problema da melhor forma possível.
Não posso deixar de frisar que àqueles clientes que não quiserem nem reembolso, tampouco remarcação da passagem ou ainda crédito para futuras viagens, a empresa fará o depósito judicial, podendo o cliente efetuar o saque do valor. A empresa PAIAKAM AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO LTDA lamenta muito pelo ocorrido, mas esclarece que não é a detentora da emissão dos bilhetes de passagens aéreas, pois isto cabe a empresa aérea. Estaremos disponíveis para dirimir qualquer eventual problema através da nossa assessoria jurídica e comercial.
Letícia Cristine da Costa Ribeiro
OAB/AC 3985