Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Proteção em dose dupla: Sistema Penitenciário do Acre realiza vacinação contra Covid-19 e influenza

Publicado em

Na manhã desta segunda-feira, 12 de agosto, teve início a vacinação contra a Covid-19 e a influenza no Sistema Penitenciário do Acre. Os detentos são considerados um dos grupos prioritários para receber as vacinas, e as primeiras unidades a serem atendidas foram as penitenciárias de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

A ação é fruto de uma colaboração entre o governo do Estado, através do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Uninorte. André Vinício Silva, diretor de Reintegração Social do Iapen, destacou a importância dessa iniciativa para a saúde dos internos.

O plano é concluir as imunizações no Complexo Penitenciário de Rio Branco e no Presídio Manoel Neri da Silva em Cruzeiro do Sul nesta semana. Ao longo do mês, a vacinação será ampliada para outras unidades penitenciárias em diferentes municípios.

Continua depois da publicidade

Um dos detentos, V.B.R., comentou sobre a importância da vacina: “Para mim, traz um pouco mais de segurança, até mesmo porque a gente está no meio de muitas pessoas. Então, tomando essa vacina, a gente fica mais protegido”.

Renata Quiles, chefe do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Sesacre, falou sobre as diretrizes da vacinação na Região Norte. “O Ministério da Saúde recomenda um esquema de uma dose por ano. No entanto, consideramos o período sazonal, que é quando há maior circulação tanto dentro do sistema prisional quanto fora. Estamos aqui prevenindo para que não ocorram casos graves de Covid-19 e influenza durante o nosso inverno, previsto para dezembro e janeiro”, explicou.

Ingrid Suárez, chefe do Departamento de Assistência e Saúde do Iapen, detalhou o cronograma da imunização: “Estamos começando pelo Complexo Penitenciário de Rio Branco, abrangendo o Regime Provisório e o Regime Fechado. Depois disso, iremos vacinar no Feminino e na Antônia Amaro. Na quarta-feira, devido ao dia de visita, faremos uma pausa; na quinta e na sexta voltaremos ao Regime Provisório e ao Regime Fechado”.

Na Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva em Cruzeiro do Sul, a vacinação está sendo realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Essa ação é um passo importante para garantir a saúde dos internos e minimizar os riscos associados à pandemia e às doenças sazonais.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress