RIO BRANCO
Secretário de segurança acredita que houve facilitação para rebelião em presídio de Rio Branco
Em entrevista ao jornalista Roberto Vaz, na primeira noite da Expoacre 2023, o secretário José Américo Gaia falou sobre a rebelião, ocorrida na última quarta-feira, 19, onde resultou na morte de cinco detentos.
Saiba mais: SITUAÇÃO TENSA NO PRESÍDIO: Detentos tomam reserva de armas e tentam fugir de presídio de segurança máxima em Rio Branco
Detentos tomam reserva de armas e tentam fugir de presídio de segurança máxima em Rio Branco
Mantendo o que falou em outras entrevistas durante a semana, o secretário reafirmou que a rebelião teria sido um princípio de tentativa de fuga.
Gaia disse ainda que houve facilitação de alguém para que os presidiários chegassem à sala das armas e, posteriormente, executaram cinco membros de uma organização criminosa rival. Na ação, um agente de segurança foi feito refém.
Durante entrevista, o secretário afirmou: “Como eles iriam sair das celas? Então alguém deu algum objeto para eles. Agora, quem? Isso só a investigação vai dizer. Pode ser um familiar, pode ser um policial, pode ser um advogado, pode ser qualquer pessoa que tenha tido acesso com eles. A facilitação é uma situação um pouco complexa de se dizer. Somente após a investigação a gente vai poder dizer acertadamente o que aconteceu”, justificando sua afirmação repaldado, segundo ele, nas imagens das câmeras instaladas no pavilhão.
Gaia aproveitou para destacar que a polícia está atenta as mensagens em espécies de “salve” que estão sendo propagadas em grupos de WhatsApp afirmando possível desordem na cidade.