Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

TECNOLOGIA

Apple perde a coroa de empresa mais valiosa do mundo para a Microsoft

Publicado em

Apple teve resultado prejudicado por problemas na cadeia de fornecimento (Foto: Eric Thayer/Getty Images)

A Apple perdeu sua coroa de empresa de capital aberto mais valiosa do mundo para a Microsoft nesta sexta-feira (29), após queda nas ações da big tech. O valor de mercado da gigante fundada por Steve Jobs caiu para 2,43 bilhões de dólares, enquanto a companhia de Bill Gates alcançou os 2,46 bilhões.

Problemas na cadeia de fornecimento global prejudicaram as vendas da Apple durante o quarto trimestre fiscal, com o resultado do período frustrando expectativas de Wall Street. O presidente-executivo da companhia, Tim Cook, disse que o impacto será ainda pior no trimestre atual.

Continua depois da publicidade

“Em comparação com os pares FAANG menos focados em hardware, a Apple também está muito mais exposta a interrupções na cadeia de suprimentos”, disse Sophie Lund-Yates, analista de ações da Hargreaves Lansdown.

A Apple, que recomprou 421,7 bilhões de dólares em ações ao longo dos anos, anunciou um programa de recompra de 90 bilhões de dólares em abril. Como resultado, o estoque de papéis em circulação da empresa continua diminuindo, encerrando seu quarto trimestre fiscal com 16,4 bilhões de ações.

Continua depois da publicidade

As ações da Microsoft subiram mais de 45% este ano, com a demanda por seus serviços baseados em nuvem impulsionando as vendas. As ações da Apple subiram 15% até agora este ano.

O valor do mercado de ações da Apple ultrapassou o da Microsoft em 2010, quando o iPhone a tornou a principal empresa de tecnologia de consumo do mundo. As empresas se revezaram como os negócios mais valiosos de Wall Street nos últimos anos, com a Apple detendo o título desde meados de 2020.

Analistas dizem que a Apple administrou bem a questão da cadeia de suprimentos, mas com o CEO alertando sobre mais pressão, a porta está aberta para um golpe em seu desempenho com o início da temporada de festas.

Continua depois da publicidade

Em contraste, a Microsoft estimou na terça-feira um final forte para o ano graças ao seu crescente negócio na nuvem, mas alertou que os problemas da cadeia de suprimentos continuarão afetando unidades importantes, como as que produzem seus laptops Surface e consoles de jogos Xbox.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement