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Restaurante oferece cardápio com um valor, mas clientes são obrigados a pagar conta com “ajuste” em Rio Branco

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Clientes procuraram o Na Hora da Notícia para denunciar uma prática realizada no restaurante Jarude, que fica próximo a Avenida Ceará, em Rio Branco (AC).

Segundo a denúncia, o cliente chega ao estabelecimento e recebe um cardápio com valores, mas na hora de pagar são informados que os preços do cardápio estão errados e que o que vale são os preços do sistema.

De acordo com a lei de Nº 10.962, no artigo 5º da Lei fala “o caso de divergência de preços para o mesmo produto entre os sistemas de informação de preços utilizados pelo estabelecimento, o consumidor pagará o menor dentre eles”.

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Apesar do que diz a lei, a prática foi diferente no local, onde para não se verem completamente lesados, os clientes optaram por colocar em prática a Lei de Nº 13.419 (Lei das Gorjetas) que diz que a taxa é um ato espontâneo, por parte do consumidor, ou seja, ele só paga se quiser.

A reportagem procurou o gerente do restaurante, Luciano Farias, que informou ter ocorrido um mal entendido. Que a loja trabalha com um cardápio digital e o físico somente para quem opta por não usar o meio digital. E que realmente os valores no cardápio é diferente do sistema, mas que na hora de entrega-lo ao cliente é dada a informação sobre os preços.

No entanto, os clientes negam terem sido informados sobre alteração de valores. Porém, Farias diz que com dez anos de casa jamais iria ousar enganar alguém com uma prática como essa e informou que deixou a critério dos clientes se pagariam o valor do cardápio físico ou digital, o que foi negado também pelos consumidores.

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