Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Rio Acre atingiu a menor cota de 2023 neste último fim de semana; Decretação de emergência deve ser assinada esta semana

Publicado em

O Rio Acre chegou a sua menor cota já registrada no ano de 2023, neste último domingo, 24, ao medir 1,44 metros. No início de outubro de 2022, o manancial registrou a menor cota histórica quando chegou na marca de 1,25 metros.

Nesta segunda-feira, 25, as águas chegaram atingiram a marca de 1,46 metros. Apesar da leve subida, segundo o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco (AC), o tenente-coronel Cláudio Falcão, não muda em nada o cenário de seca.

“Ontem [24] foi a menor marca deste ano, 1,44m. E, hoje, nós estamos dois centímetros a mais do que estávamos ontem. Já olhei, aqui, toda a bacia do Rio Acre, nós estamos ainda decréscimo em Assis Brasil, Brasiléia, porém de Xapuri, Capixaba, Rio Branco, nós tivemos um aumento e também bem pouquinho, quase imperceptível, que não dá para considerar. E o Riozinho do Rôla também aumentou uns sete centímetros, nessas últimas horas, mas a situação permanece. É lógico que, enquanto não tiver chuvas regulares, essas chuvas que estão ocorrendo, elas são extemporâneas, não significa que muda o cenário de seca e não muda mesmo”, salienta Falcão.

Continua depois da publicidade

O coordenador destaca também que toda a parte técnica da Defesa Civil já está totalmente feita e quando o prefeito, Tião Bocalom, retornar de viagem, na próxima quarta-feira, 27, será assinado a decretação de emergência.

“Nós vamos sim decretar a situação de emergência no município em relação à estiagem, a ausência de chuva, escassez hídrica e todas as consequências que essa situação traz para todos”, conclui.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress