Governo FACILITA vida de beneficiários do Bolsa Família e ANUNCIA forma FÁCIL de desbloquear benefício
Publicado em
4 de outubro de 2023
por
Notícias Concursos
Antes mesmo do início do mês de outubro, muitos beneficiários foram surpreendidos com o bloqueio do Bolsa Família. Os próximos depósitos ocorrem entre os dias 18 e 31 deste mês. Portanto, é fundamental regularizar as informações para garantir o recebimento do auxílio.
O Bolsa Família suspenso é a situação enfrentada pelas famílias em vulnerabilidade devido à ausência de atualização dos registros ou por não cumprirem as condições estabelecidas. Se isso acontecer, os beneficiários têm a oportunidade de recuperar o benefício.
O que fazer para regularizar a situação do Bolsa Família?
Para buscar a regularização e voltar a receber o auxílio, o primeiro passo consiste em comparecer às unidades de atendimento do CadÚnico e do Bolsa Família, onde se inscreveram. Nesse local, receberão orientações para resolver o problema, conforme indicado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Continua depois da publicidade
Para verificar a situação do Bolsa Família bloqueado, os beneficiários devem verificar as mensagens no extrato bancário. Ademais, também é viável consultar o estado do benefício por meio do aplicativo do programa.
As principais razões para o cancelamento incluem:
Inconsistências nos registros, como divergências na renda informada no Cadastro Único;
Falta de atualização dos dados a cada dois anos;
Fim da Regra de Emancipação do Auxílio Brasil, que concedia proteção por 24 meses a famílias com renda até duas vezes e meia o valor da linha de pobreza.
O governo estabelece um prazo médio de 90 dias para o desbloqueio do benefício após a regularização cadastral. Assim, as famílias que atenderem aos critérios voltam a receber o pagamento, incluindo o valor retroativo referente aos meses de bloqueio.