GERAL
Inep divulga que os candidatos tem que ser alocados até 30 km do domicílio
O Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que os candidatos inscritos no Enem que forem alocados em locais de prova a mais de 30 quilômetros de distância de suas residências terão a opção de fazer a prova em outra data, nos dias 12 e 13 de dezembro. Essa medida visa garantir a igualdade de condições entre os participantes. Alguns estudantes reclamaram da distância dos locais de prova em relação às suas casas, o que pode levar à desistência de realizar o exame este ano.
De acordo com as normas do Inep, os candidatos devem ser alocados em um raio máximo de 30 km do endereço informado na inscrição. Para solicitar a nova aplicação da prova, os interessados devem acessar a Página do Participante e preencher as informações necessárias no período de 13 a 17 de novembro.
O Inep informou que esses casos de candidatos alocados a mais de 30 km de suas residências representam cerca de 1% do total de inscritos, o que corresponde a aproximadamente 50 mil pessoas. Esses casos estão concentrados principalmente em grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
O Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. As notas obtidas nas provas podem ser utilizadas para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sisu, obter bolsas de estudo em instituições privadas pelo ProUni e ter acesso a financiamentos estudantis pelo Fies.