Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Lote residual de restituição do IRPF é pago pela Receita Federal nesta quinta-feira (28)

Publicado em

A Receita Federal está realizando o pagamento do lote residual de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) neste mês de dezembro. Neste lote, um total de 244.476 contribuintes serão beneficiados, recebendo um montante de R$ 370.453.244,97.

Deste valor, R$ 268.895.534,49 são destinados aos contribuintes que possuem prioridade, incluindo 4.314 idosos com mais de 80 anos, 39.830 pessoas entre 60 e 79 anos, 4.945 contribuintes com deficiência física ou mental ou alguma doença grave, 8.831 professores cuja principal fonte de renda é o magistério e, por fim, 93.584 contribuintes que optaram por utilizar a Declaração Pré-preenchida ou receber a restituição via PIX. Além disso, outros 92.972 contribuintes não prioritários também serão contemplados.

O pagamento da restituição será efetuado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, seja por meio de depósito direto ou por indicação da chave PIX. Caso ocorra algum problema e o crédito não seja realizado, como por exemplo, se a conta informada estiver desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Continua depois da publicidade

Caso isso aconteça, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores acessando o Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones disponibilizados. Se o contribuinte não resgatar o valor da restituição dentro do prazo de 1 ano, ele deverá fazer a solicitação pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal.

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet e clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. No site, é possível obter orientações e informações sobre a situação da declaração, bem como corrigir eventuais equívocos por meio da retificação da declaração.

Além disso, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF diretamente nas bases de dados da Receita.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress