TECNOLOGIA
Um círculo azul apareceu no seu WhatsApp? Veja como usar o recurso
Responsável por aplicativos como o WhatsApp, a Meta tem um novo recurso em suas redes sociais: a inteligência artificial.
O surgimento de um círculo na tela principal do aplicativo de conversas tem pegado muitos usuários de surpresa, e sua presença indica que já é possível interagir com a IA desenvolvida pela empresa.
Apesar de ter sido lançada no início de outubro, a funcionalidade havia sido programada para chegar no Brasil em julho. No entanto, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) publicou sanção administrativa que suspendeu a política de privacidade da Meta, impedindo que a empresa usasse dados de cidadãos brasileiros para treinar modelos de inteligência artificial.
A restrição foi suspensa após a empresa se comprometer a tornar o processo mais transparente aos usuários, como alertas mais claros sobre o uso de dados pessoais e emails sobre o procedimento adotado pela empresa no recurso de inteligência artificial.
Como usar?
A Meta AI, nome dado ao recurso de inteligência artificial da empresa de Mark Zuckerberg, está sendo liberada no Brasil de forma gradativa. Segundo a Meta, não há uma data definitiva para a implementação em toda a base de usuários brasileiros.
Por isso, é possível que o recurso ainda não esteja disponível no seu aplicativo. Para ter acesso à ferramenta, é necessário manter o aplicativo com as atualizações em dia.
Caso você já tenha a Meta AI no seu WhatsApp, o símbolo irá aparecer na tela que lista suas conversas. O círculo correspondente ao recurso tem tons de azul e roxo. Para abrir uma conversa com a inteligência artificial, basta clicar no ícone. Nesse campo, digite uma pergunta ou toque no ícone de avião para abrir um chat e interagir com a Inteligência Artificial.
O recurso aparece também na barra de pesquisa. Clicando na barra, o aplicativo irá sugerir diferentes temas para que você possa interagir com a ferramenta.
A Meta AI funciona de forma similar ao ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google. Entre as funcionalidades da ferramenta, a IA da Meta oferece respostas e informações de temas variados, gera diferentes tipos de conteúdo criativo, como textos, traduções e roteiros, e cria imagens. Veja exemplos nas imagens abaixo:
Mas a ferramenta nem sempre entrega o resultado esperado e pode falhar para fazer alguns cálculos matemáticos e gerar imagens.
Ao pedir a foto do “Homem-Aranha plantando bananeira”, o recurso é literal e mostra o super-herói com a planta, e não de cabeça para baixo (veja na imagem abaixo). A empresa admite que a ferramenta pode não ser perfeita e diz que está comprometida em aprimorá-la.
Para conversar com a inteligência artificial, basta mandar uma mensagem. É possível mencionar a ferramenta em conversas com outras pessoas ou em grupos, digitando @Meta AI, e adicionar instruções. Os comandos do recurso têm descrição simples.
Caso queira gerar um gif, basta digitar no chat “animar”, sem aspas, após a imagem gerada pela IA. É possível, também, editar a imagem gerada pela IA, indicando quais são as mudanças desejadas.
Segundo a Meta, o chat com a Meta AI é criptografado de ponta a ponta. Conforme aviso enviado aos usuários, a Meta pode utilizar os dados trocados nas conversas com sua ferramenta de inteligência artificial para aperfeiçoar os resultados gerados pela IA.
Posso desativar o Meta AI no WhatsApp?
O Meta AI fica junto das suas conversas na tela inicial do aplicativo. Você pode apagar esse chat, mas não é possível desativar a IA.
O que pode ser feito é impedir o uso dos seus dados para treinar a inteligência artificial da Meta. Para isso, é preciso preencher um formulário voltado para o WhatsApp e outro, para Instagram e Facebook.