GERAL
Maiurino perde processo e delegado da PF manda novo recado a Zambelli
Ex-diretor-geral da Polícia Federal (PF), Paulo Gustavo Maiurino – atual secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública – perdeu uma ação de indenização por danos morais que ingressou contra o também delegado federal Alexandre Saraiva (foto em destaque). O valor solicitado era de R$ 50 mil.
Pelo Twitter, Saraiva havia usado do sarcasmo para comentar uma reportagem sobre uma viagem à Tunísia do então diretor-geral da PF e o irmão dele, o também delegado Fábio Henrique Maiurino, custeados com recursos públicos. Saraiva deixou um recado para a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP, veja abaixo).
Delegado ecoa prisão de Zambelli após ameaça de processo: “Marginal”
Na publicação, o delegado reproduziu: “Muito prazer, meu nome é otário”, trecho da música Dom Quixote (Engenheiros do Hawaii), ao compartilhar o texto da Folha de S. Paulo sobre a viagem oficial.
“Apesar de veicular conteúdo desagradável, o conteúdo apenas vincula a opinião da parte requerida, ainda que em tom de crítica mediante o uso de sarcasmo ou ironia ao se auto-intitular ‘trouxa’ ou ‘otário’”, decidiu o juiz.
Ao comemorar a decisão, Saraiva manda não apenas um recado para Maiurino, mas também para a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que ameaçou o delegado de processo pelo mesmo motivo.
“Para ele aprender a respeitar a liberdade de expressão. Zambelli, venha”, disse.
Veja o vídeo: