GERAL
Veja como aumentar em até R$ 1.000 o seu benefício do INSS
Graças a uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter direito a um aumento no valor dos benefícios. Para isso, eles precisam se enquadrar em alguns requisitos importantes e, consequentemente, solicitarem a revisão.
Quer saber mais sobre a modalidade e quem tem direito? Então continue acompanhando a matéria abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o tema!
Revisão pode aumentar o pagamento dos benefícios do INSS
Em dezembro de 2022, a Revisão da Vida Toda finalmente foi aprovada pelo STF. O objetivo principal dessa modalidade é fazer com que os valores que tenham sido pagos aos trabalhadores até o ano de 1994, momento em que houve a implementação do Plano Real, sejam considerados para o cálculo da aposentadoria.
A medida é importante porque, a partir dessa data, o INSS apenas considerava 80% das maiores contribuições dos segurados. Portanto, a mudança pode fazer com que muitas pessoas se beneficiem com um aumento considerável nos salários, de até R$ 1 mil, visto que agora os benefícios podem passar por um novo cálculo.
Entretanto, é bom destacar que nem todos os segurados devem solicitar a modalidade. Isso porque aqueles que recebiam salários menores antes desse período, caso solicitem a revisão, podem acabar com valores menores de salários no mês. Dessa forma, é importante ter em mente que é bom realizar uma simulação antes de pedir pela revisão de forma direta, ou o segurado pode se prejudicar sem querer.
Quem tem direito à revisão?
Ademais, é bom destacar que nem todos os brasileiros têm direito a essa modalidade, pois ela está disponível somente para aqueles que tiveram a concessão da aposentadoria até novembro de 2019. Além disso, nem todo mundo pode se beneficiar com ela, como dito anteriormente, por isso é importante contratar um advogado especialista antes de entrar com o pedido.
De qualquer forma, aqueles que recebiam salários maiores que os atuais até a data supracitada podem solicitá-la, desde que estejam recebendo os seguintes benefícios:
- Aposentadorias (idade, contribuição ou invalidez);
- Auxílios (acidente ou doença);
- Pensão por morte;
- Salário maternidade.
Lembrando que o prazo máximo para solicitação da revisão é de até 10 anos após a concessão do benefício previdenciário.
Como solicitar a função do INSS?
Por fim, a solicitação da Revisão da Vida Toda pode ser realizada através do site do Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/#/login) e do aplicativo do Meu INSS (Android: https://bityli.com/RXNFG ou iOS: https://bityli.com/xnBqul). Entretanto, a melhor forma de garantir que ela ocorra é entrando com uma ação judicial.
Vale destacar que, até esse momento, ainda não existe previsão para o início do pagamento dos benefícios que forem atualizados através da revisão. O mais provável é que isso só aconteça após os benefícios atingirem as casas de milhares de reais.