RIO BRANCO
Apesar de aumento significativo, cenário de seca no Rio Acre ainda preocupa autoridades
O Rio Acre teve um aumento de 36 centímetros nos últimos dois dias, na manhã desta quinta-feira, 19, o manancial atingiu a marca de 1,86 metros. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco (AC), o tenente-coronel Cláudio Falcão, apesar do aumento significativo, o nível está muito baixo também e o cenário de seca ainda preocupa.
Falcão explica ainda que o aumento são chuvas que ocorreram em outras localidades e que demoram até 72 horas para chegar à capital.
“São chuvas que aconteceram em outras localidades, ainda de domingo [15] e também um pouco de segunda-feira [16]. Lá em Assis Brasil, demora 72 horas para água chegar aqui. Então, é de domingo ainda essa água”, diz.
Outro ponto que o coordenador destaca é sobre a elevação do nível do rio ser uma onda, que chega, passa e ele volta a decrescer.
“É uma onda, do jeito que ela vem, ela passa e aí o rio começa a decrescer novamente. Então, possivelmente, nos próximos dias podemos estar com um nível igual ou até maior, mas depois disso começa a ter esse decréscimo novamente”, finaliza.