Search
Close this search box.
RIO BRANCO

RIO BRANCO

Estudantes ocupam sede do DCE na UFAC em protesto

Publicado em

Na noite de quinta-feira, 2, a sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Acre (UFAC) foi ocupada por acadêmicos durante os protestos que estão ocorrendo como parte do movimento estudantil. Vídeos que circulam em grupos de WhatsApp mostram a ocupação do prédio. No entanto, a gestão do DCE divulgou uma nota criticando a invasão e afirmando que o movimento é desnecessário.

De acordo com a direção do DCE, o espaço nunca deixou de ser ocupado por estudantes, e eles afirmam que os militantes da União da Juventude Comunista e de outros movimentos que invadiram o prédio estão distorcendo os fatos. Em um comunicado, a gestão do DCE destacou que os verdadeiros responsáveis pelas dificuldades enfrentadas na universidade são o Governo Federal e o presidente Lula, e não a entidade estudantil.

Em sua nota, o DCE reforça que os problemas enfrentados não podem ser solucionados por meio de radicalismo. A gestão afirma que repudia totalmente a apropriação de um espaço de uso comum e dedicado aos estudantes. A equipe eleita, com o voto de 1.351 alunos, sempre buscará esgotar todas as tentativas de diálogo e construção propositiva antes de recorrer a medidas radicais.

Continua depois da publicidade

Veja a nota do DCE na íntegra:

A sede do DCE, com recursos de terceiros (Sindcol), lista do passe livre, documentos dos estudantes, material de renovação dos cartões cedidos pela OCA e toda sua estrutura operacional, acabou de ser tomada por militantes da união da juventude comunista e outros movimentos, que sem motivo plausível, optaram por fazer uma intervenção num espaço que nunca deixou de ser ocupado pelos estudantes.

Militantes esses que intitulam-se revolucionários e que lutam por uma educação de qualidade, distorcem o verdadeiro inimigo e culpado de estarmos com poucas bolsas, recursos para investimentos, infraestrutura, manutenção e pesquisa na universidade, que é o GOVERNO FEDERAL, presidido pelo presidente Lula.

Nós do DCE temos concentrado nossos esforços no diálogo com a administração superior, comando de greve, pró reitorias, diretoria de transporte, buscando soluções que não deixassem os estudantes sem bolsas, sem auxílio alimentação, sem transporte e sem matrículas.

O DCE repudia totalmente a atitude de apoderar-se de um espaço de uso comum e serventia aos estudantes. Nossa gestão que foi eleita pelo voto de 1.351 alunos sempre irá esgotar todas as tentativas de diálogo e construção propositiva, antes de achar que os problemas só podem ser solucionados com radicalismo.

Todas as medidas administrativas já foram tomadas. Infelizmente, informamos que a recarga do passe livre que estava marcada para iniciar amanhã será suspensa até que tenhamos certeza da segurança dos nossos colaboradores.

Continua depois da publicidade

Atenciosamente,

DCE – Gestão Atuação

Propaganda
Advertisement