RIO BRANCO
Lar Vicentino passará por reforma e idosos deverão ser transferidos para abrigo provisório
O Lar Vicentino passará por reforma e o poder público está se mobilizando para realizar a transferência dos idosos para um lar provisório.
Na última terça-feira, 1, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, junto com a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Secretaria Estadual de Obras Públicas (Seop), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), além da Vigilância Sanitária e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas se reuniu-se com representantes do Lar, do governo do estado e prefeitura de Rio Branco, para conversar sobre a reforma e como será feita a transferência dos idosos para um lar provisório. Ainda não se tem uma data certa de quando a reforma começa.
Atualmente, o Lar, que é uma instituição filantrópica, conta com 45 idosos e é o único com referência em acolhimento de idosos.
Além das instituições discutirem sobre a reforma e transferência, também abordaram a necessidade do novo espaço, onde os idosos ficarão até o fim das obras, ter toda estrutura para recebê-los.
O promotor de Justiça Abelardo Townes, que responde pela Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, disse que o MP estará acompanhando todas as etapas da obra.
“Sugiro uma reunião específica com a direção do Lar Vicentino para vermos como isso será materializado, inclusive vou pedir auxílio do NAT. Estaremos acompanhando, sabemos da responsabilidade que é realizar uma obra dessa, daremos apoio no que for pertinente aos responsáveis pela instituição nessa questão, contem com o Ministério Público”, finalizou.