Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Estiagem agrava desabastecimento e complica transporte fluvial no Juruá

Publicado em

A intensa estiagem que afeta a região do Juruá tem causado uma drástica redução nos níveis dos rios e igarapés, intensificando os problemas enfrentados por municípios isolados como Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Com a água baixando consideravelmente, o abastecimento de itens essenciais da cesta básica se torna uma tarefa cada vez mais complicada.

Recentemente, recebemos relatos de moradores dessas áreas, que compartilham suas dificuldades através de vídeos. Um dos registros, enviado no último fim de semana por Clésio Pontes Barroso, ilustra a complexidade da navegação no Rio Tejo, um dos tributários do Juruá. O vídeo revela que uma viagem que antes levava 12 horas agora se estende por até três dias devido à diminuição da profundidade do rio.

Outro vídeo impactante mostra uma embarcação que transportava combustível para Marechal Thaumaturgo enfrentando os desafios impostos pela seca. Em um ponto raso do rio, homens aparecem com a água até os joelhos, empurrando o barco para contornar os obstáculos naturais que surgiram em decorrência da estiagem.

Continua depois da publicidade

A situação é alarmante e demanda atenção imediata. A escassez de água e as dificuldades no transporte ameaçam provocar um desabastecimento ainda mais severo, colocando em risco a sobrevivência das comunidades isoladas na região.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress