Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Nikolas Ferreira entra com ação popular contra indicação de Zanin ao STF

Publicado em

Nikolas Ferreira entrou com ação na Justiça para tentar barrar indicação de Zanin — Foto: Gabriela Oliva

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou ter ingressado com ação popular contra a indicação do advogado Cristiano Zanin pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a uma vaga ao Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha foi confirmada pelo chefe do Executivo nesta quinta-feira (1).

“Acabo de protocolar ação popular contra a nomeação de Zanin apra o STF por violar os princípios da moralidade e impessoalidade. Além de ter sido seu advogado pessoal, Lula já afirmou que Zanin é seu “amigo e companheiro”. Lula quer aparelhar o STF, mas não aceitaremos”, afirmou.

Apesar de Nikolas falar em “nomeação”, o que houve até o momento foi a indicação do nome por parte do presidente ao Senado, que é responsável por sabatinar e aprovar ou não o nome do advogado para o cargo. Se os parlamentares rejeitarem a indicação – que é pouquíssimo provável – nome teria que indicar um outro nome. A expectativa é de que a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve ser marcada ainda antes do recesso parlamentar do meio de ano.

Continua depois da publicidade

Zanin foi advogado de Lula desde 2013 e se aproximou do presidente por meio do sogro, o tambéma dvogado Roberto Teixeira, que também fez a defesa do petista. Sua atuação ganhou evidência nos casos da Lava Jato. Ele foi indicado para a vaga ao STF aberta com a aposentadoria Ricardo Lewandowski, no dia 11 de abril.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress