POLÍTICA
Nikolas Ferreira entra com ação popular contra indicação de Zanin ao STF
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou ter ingressado com ação popular contra a indicação do advogado Cristiano Zanin pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a uma vaga ao Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha foi confirmada pelo chefe do Executivo nesta quinta-feira (1).
“Acabo de protocolar ação popular contra a nomeação de Zanin apra o STF por violar os princípios da moralidade e impessoalidade. Além de ter sido seu advogado pessoal, Lula já afirmou que Zanin é seu “amigo e companheiro”. Lula quer aparelhar o STF, mas não aceitaremos”, afirmou.
Apesar de Nikolas falar em “nomeação”, o que houve até o momento foi a indicação do nome por parte do presidente ao Senado, que é responsável por sabatinar e aprovar ou não o nome do advogado para o cargo. Se os parlamentares rejeitarem a indicação – que é pouquíssimo provável – nome teria que indicar um outro nome. A expectativa é de que a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve ser marcada ainda antes do recesso parlamentar do meio de ano.
Zanin foi advogado de Lula desde 2013 e se aproximou do presidente por meio do sogro, o tambéma dvogado Roberto Teixeira, que também fez a defesa do petista. Sua atuação ganhou evidência nos casos da Lava Jato. Ele foi indicado para a vaga ao STF aberta com a aposentadoria Ricardo Lewandowski, no dia 11 de abril.